Imagem do logotipo do site Escola de Alto Desempenho em formato de quebra-cabeça montado - em que aparecem crianças - umas à frente das outras como num círculo - olhando atentamente para a imagem de um gráfico do IDEB, no qual há o nome do site Escola de Alto Desempenho na parte inferior a ele que é um instrumento que demonstra o crescimento no desenvolvimento da educação brasileira.

 Vamos escrever juntos uma nova página da educação brasileira.


Imagem-contendo-dois-modelos-do-livro-Escola-de-Alto-Desempenho-em-que-um-dos-exemplares-está-apoiado-na-caixa-correspondente-a-ele
32 formas para tornar a Gestão Educacional mais fácil e eficiente.
É possível ler a apresentação e um capítulo do livro Escola de Alto Desempenho. Além disso, saiba como obter um exemplar do livro!


Imagem-de-quebra-cabeça-em-que-montado-mostra-um-grupo-de-crianças-em-círculo-próximas-a-um-globo-terrestre
Faça o Download e monte o Quebra-Cabeça!

 INSTITUCIONAL

Educação de qualidade ainda está restrita a alguns “oásis” no Brasil. Vivemos uma realidade na educação brasileira que se assemelha a de um grande deserto em que, em alguns locais isolados, conseguimos encontrar água e saciar nossa sede. Temos uma educação que deixa muito a desejar e, infelizmente, ainda carece de toda espécie de auxílio e trabalho para poder ser equiparada ao que é realizado nos países que possuem os melhores índices internacionais na área. Não falamos, nessas linhas introdutórias, algo que seja novo ou desconhecido para as pessoas que trabalham em escolas ou segmentos relacionados à educação.

É possível, inclusive, destacar que há algum tempo o sentimento era de animosidade, com os nervos à flor da pele, sempre que esses dados e informações, que colocam o país lá atrás no quesito educação de qualidade, eram trazidos a tona. Parecia, especialmente para aqueles que trabalham diretamente com a formação escolar de nossas crianças e adolescentes, que o que estava acontecendo era uma “caça as bruxas”, um julgamento premeditado, a busca pelos “culpados” e responsáveis pelo descalabro em que se encontra a educação no país.

Felizmente, essa etapa está sendo superada. Não se quer crucificar ninguém. Não se pretende cortar a cabeça, em praça pública, de nenhuma pessoa ou categoria profissional. Os erros estabelecidos não são exclusividade dos professores, dos gestores, da sociedade ou mesmo dos administradores públicos. A conclusão a que chegaram os especialistas é que os problemas são resultado de um conjunto de descaminhos, desacertos e dificuldades que a todos compete superar e, por isso mesmo, não há mais tempo e espaço para as pessoas ficarem apontando o dedo na direção de outrem para se eximir da real responsabilidade que paira sobre todos, ou seja, a de produzir, para já, alterações que garantam, efetivamente, o necessário upgrade na educação do Brasil.

Nós da Vitae Futurekids, com o apoio de experientes e ilustres colaboradores (oriundos do mundo acadêmico, empresarial, político, 3º setor e profissionais que atuam em prol de uma educação de qualidade para nosso país), acreditamos que cada ação educacional, realizada da forma mais competente, profissional e plena possível pode consolidar nos estudantes mais e melhores possibilidades de êxito em suas vidas. E mais, o entrelaçamento de todas as ações e práticas realizadas ao longo da vida escolar de uma criança é capaz de definir aonde ela poderá chegar, ou seja, se será um técnico especializado, um médico a salvar vidas, um professor competente ou se irá purgar em sua existência terrena, subempregado ou desempregado, mendigando pelas ruas, vivendo em barracos ou embaixo da ponte...

Costumamos ressaltar que assim como os médicos, também os professores são capazes de salvar vidas. Se ao médico compete realizar tal ato de forma mais palpável e visualizável aos nossos olhos, no caso dos educadores, a educação qualificada pode significar melhores empregos, participação política, compreensão das leis, capacidade de manifestação...

Neste sentido sabemos serem necessárias escolas que não apenas “reproduzam” e despejem conhecimento livresco sobre nossos estudantes. Promover o pensamento, a prática científica voltada para a aplicação em prol da sociedade, a capacidade de participação, o empreendedorismo, o ensejo as artes e aos esportes não apenas como discurso ou como “objetivo” que consta dos planejamentos anuais é algo a se realizar. As escolas precisam ir além do acesso ao conhecimento, promovendo de forma clara e consistente também a compreensão e, em especial, a utilização destes saberes em suas vidas.

E as iniciativas já começaram, há algum tempo, por parte dos mais variados segmentos da sociedade brasileira. Governos, universidades, empresas privadas, ONGs, sindicatos, pesquisadores, a imprensa e a sociedade civil, como um todo, entenderam a urgência e estão se mobilizando na busca por essas respostas que venham a garantir a melhoria da qualidade da educação no país. Com o programa Escola de Alto Desempenho, a Vitae Futurekids apresenta sua contribuição para esta discussão, pautada em trabalho de pesquisa e aprofundamento realizado por competente e multidisciplinar equipe.


Voltar