Imagem do logotipo do site Escola de Alto Desempenho em formato de quebra-cabeça montado - em que aparecem crianças - umas à frente das outras como num círculo - olhando atentamente para a imagem de um gráfico do IDEB, no qual há o nome do site Escola de Alto Desempenho na parte inferior a ele que é um instrumento que demonstra o crescimento no desenvolvimento da educação brasileira.

 Vamos escrever juntos uma nova página da educação brasileira.


Imagem-contendo-dois-modelos-do-livro-Escola-de-Alto-Desempenho-em-que-um-dos-exemplares-está-apoiado-na-caixa-correspondente-a-ele
32 formas para tornar a Gestão Educacional mais fácil e eficiente.
É possível ler a apresentação e um capítulo do livro Escola de Alto Desempenho. Além disso, saiba como obter um exemplar do livro!


Imagem-de-quebra-cabeça-em-que-montado-mostra-um-grupo-de-crianças-em-círculo-próximas-a-um-globo-terrestre
Faça o Download e monte o Quebra-Cabeça!
 

 QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO

 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Empowerment: Eu Tenho a Força!
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

O empowerment tem sido descrito como uma ferramenta de gestão que visa descentralizar o poder na estrutura hierárquica da organização.

Para isso, proporciona maior autonomia, controle, responsabilidade e planejamento aos profissionais, de forma que eles possam detectar problemas e propor soluções com dinamismo e eficácia.

Trata-se de uma gestão mais participativa, na qual os liderados possuem autoridade e poder suficiente para realizar transformações na forma como desempenham suas atividades.

É claro que nem todos estão suficientemente preparados para assumir grandes desafios e responsabilizar-se inteiramente pelo processo produtivo.

Isso acontece tanto por falta de maturidade, de confiança ou até mesmo de conhecimento técnico, mas não dá para desistir. 

Sendo assim, o líder deve perceber quais membros de sua equipe podem ser incluídos nesse processo e aqueles que ainda precisam avançar um pouco mais. Tudo para não transformar o sonho em pesadelo, ou o que poderia ser admirável em algo caótico.

Além de identificar e de conhecer com propriedade as competências de cada membro de sua equipe, equiparando o grau de dificuldade da atividade e a responsabilidade sobre o processo aos seus anseios e possibilidades, o líder deve estar ciente de que o processo de empowerment requer alterações de papéis e de comportamentos, tanto do profissional em questão quanto dele próprio.

O líder deve se ocupar mais com os resultados do processo do que com o andamento propriamente dito. Sua supervisão deve recair mais sobre os efeitos do trabalho realizado pela equipe do que pelo controle de suas atividades.

Muitas pesquisas apontam os benefícios desse processo na produtividade, satisfação e qualidade de vida das pessoas. Quando imersos no empowerment, os profissionais tendem a mostrar-se mais realizados, valorizados e comprometidos com a organização.

As faltas que eram constantes caem drasticamente, os números de licenças-médicas diminuem, assim como a rotatividade de profissionais.

Atuando sobre processos inteiros e não mais sobre tarefas específicas, as quais exigiam poucas habilidades a eles (inclusive de flexibilidade), os profissionais têm a oportunidade de desenvolver-se plenamente e de alcançar excelentes resultados para a organização.

E engana-se quem imagina que esse processo ocorra apenas em indústrias ou que não possua aplicabilidade em outros contextos.

Na área de Educação, por exemplo, muitos autores vêm buscando a substituição de um modelo pedagógico, que seja centrado no exercício do poder de uma pessoa sobre a outra, por métodos que valorizem a discussão de ideias, opiniões e experiências como meio de solucionar problemas.


Independente de qual e de como seja a sua organização, é possível implantar essa poderosa ferramenta de gestão e de motivação.

Com ela, não precisamos ocupar um cargo de destaque, nem termos a pretensão de sermos invencíveis como o super-herói He-Man, mas podemos “ter a força” para agregar mais valor à nossa atividade e gerarmos melhores resultados.

 
Amanda do Nascimento Morgado é psicóloga e orientadora-educacional na empresa Planeta Educação.

 ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.




(seu e-mail não será divulgado)




Voltar