Imagem do logotipo do site Escola de Alto Desempenho em formato de quebra-cabeça montado - em que aparecem crianças - umas à frente das outras como num círculo - olhando atentamente para a imagem de um gráfico do IDEB, no qual há o nome do site Escola de Alto Desempenho na parte inferior a ele que é um instrumento que demonstra o crescimento no desenvolvimento da educação brasileira.

 Vamos escrever juntos uma nova página da educação brasileira.


Imagem-contendo-dois-modelos-do-livro-Escola-de-Alto-Desempenho-em-que-um-dos-exemplares-está-apoiado-na-caixa-correspondente-a-ele
32 formas para tornar a Gestão Educacional mais fácil e eficiente.
É possível ler a apresentação e um capítulo do livro Escola de Alto Desempenho. Além disso, saiba como obter um exemplar do livro!


Imagem-de-quebra-cabeça-em-que-montado-mostra-um-grupo-de-crianças-em-círculo-próximas-a-um-globo-terrestre
Faça o Download e monte o Quebra-Cabeça!
 

 QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO

 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Município do estado de São Paulo lança Programa de Qualificação para diretores das escolas municipais
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Durante dois anos, cem gestores da rede municipal de ensino de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, participarão de um programa inovador, o “Qualificação de Gestores da Educação”. Por meio dele, diretores, assistentes de direção e supervisores de ensino aprenderão modernas técnicas de administração escolar, com a ajuda de consultores e executivos.

As aulas, quinzenais, começaram no dia 04 de maio, no auditório da Secretaria de Educação, Cultura Ciência e Tecnologia e contou com a participação do Secretário de Educação, Professor Said Jorge Moraes, e da Chefe de Gabinete da prefeitura, Marta de Betânia.

O programa será estruturado em quatro módulos – um por semestre: Escola Plena, Liderança, Equipe e Excelência. Os resultados, segundo especialistas, devem aparecer em curto prazo nas experiências dos gestores, pois esse é um programa que automaticamente faz um processo de reconstrução das práticas profissionais e pessoais por meio de reflexões, técnicas e dinâmicas de grupo.

“Nosso primeiro encontro trouxe novas perspectivas para o nosso dia a dia como gestores. Perceber situações diárias, identificar ações e intervir sobre elas fazem parte desse processo. Às vezes, não damos conta dessas atitudes e permanecemos os ‘mesmos’ sempre. Gostei muito, acredito que os próximos serão cada vez melhores”, afirma Lucinéia Sulpino, Diretora da PAC Santa Margarida Maria Alacoque.

Ao longo do curso de formação, as atitudes dos gestores serão amplamente discutidas por meio de diversas temáticas: Gestão Participativa; Administração do Tempo; Gerenciando Pessoas e Resultados; Administrando Competências; Relações e Conflitos; Solucionando Problemas; Motivando Pessoas; Tomando Decisões e Pensamento Sistêmico.

“A Gestão competente proporciona um ambiente de trabalho produtivo que traz benefícios para toda a comunidade escolar. Um bom gerenciamento de recursos e pessoas tem mais relação com o desempenho dos alunos do que a simples quantidade de dinheiro investida nas escolas. Já está comprovado que o investimento voltado para a formação dos diretores aumenta, em muito, os resultados dos alunos nas avaliações. Por exemplo, os municípios com melhor IDEB apresentam como fator comum a qualificação dos diretores, o seu tempo frente à direção da escola e o seu relacionamento com a família dos alunos”, explica Vanessa Malhone, Consultora Pedagógica e Administrativa da Planeta Educação, empresa responsável pelo programa.

 COMENTÁRIOS

1
Maria Cleusa da Silva - Santa Rita do Sapucaí
Gostaria de saber mais sobre essa qualificação de Gestores. Seria possível
31/08/2012 14:31:22


 ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.




(seu e-mail não será divulgado)




Voltar