Imagem do logotipo do site Escola de Alto Desempenho em formato de quebra-cabeça montado - em que aparecem crianças - umas à frente das outras como num círculo - olhando atentamente para a imagem de um gráfico do IDEB, no qual há o nome do site Escola de Alto Desempenho na parte inferior a ele que é um instrumento que demonstra o crescimento no desenvolvimento da educação brasileira.

 Vamos escrever juntos uma nova página da educação brasileira.


Imagem-contendo-dois-modelos-do-livro-Escola-de-Alto-Desempenho-em-que-um-dos-exemplares-está-apoiado-na-caixa-correspondente-a-ele
32 formas para tornar a Gestão Educacional mais fácil e eficiente.
É possível ler a apresentação e um capítulo do livro Escola de Alto Desempenho. Além disso, saiba como obter um exemplar do livro!


Imagem-de-quebra-cabeça-em-que-montado-mostra-um-grupo-de-crianças-em-círculo-próximas-a-um-globo-terrestre
Faça o Download e monte o Quebra-Cabeça!
 

 QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO

 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Gestores de escolas municipais desenvolvem habilidades de liderança em Programa de Qualificação
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Com as responsabilidades diárias e a grande demanda gerada por sua função, Kátia Aparecida Rocha, Gestora da EMEF Coronel Esmédio, em Porto Feliz, no interior paulista, sentia dificuldades em organizar suas tarefas e delegar funções para seus liderados.

Não imaginava que a participação no Programa de Qualificação de Gestores, oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, fosse tão decisiva para adquirir competências e habilidades que lhe permitem agora exercer forte liderança e adotar medidas que levam à construção de uma escola efetiva e participativa.

“Tem sido excelente participar dessa formação, que tem trazido inovação e muitos outros frutos positivos para a administração das nossas escolas. Sinto-me a cada dia mais capacitada”, conta Kátia.

Iniciado em Março, o Programa de Qualificação tem beneficiado mais de 60 líderes educacionais da cidade. Os profissionais já aprenderam técnicas inovadoras e diferenciadas no módulo Escola Plena, como visão sistêmica e avaliação institucional.

“O Módulo Escola Plena contribuiu muito para o meu aprendizado, pois consegui perceber que tenho que planejar, saber ouvir, estabelecer prioridades, traçar metas, ser ousada, acreditar e aceitar as mudanças, compartilhar e delegar tarefas, não me acomodar e fazer a diferença para atingir os objetivos estabelecidos na minha vida profissional e pessoal”, afirma a gestora Sandra Regina Fávaro Sales.

Na semana passada, os profissionais participaram da 1ª aula do segundo módulo “Liderança”. Ao longo da formação, as atitudes dos gestores são amplamente discutidas por meio de diversas temáticas: Estilos Gerenciais, Liderança e Cidadania, Como resolver conflitos, Relação com o Poder e Administração do Tempo.

Segundo a gestora Kátia, esse segundo módulo é muito esperado por todos os profissionais. “As aulas já começaram com muitas dinâmicas e o consultor nos deixou muito à vontade, proporcionando momentos de partilha e troca de experiências e conhecimentos. Espero desenvolver melhor a habilidade de delegar tarefas”, comenta.

“Já tenho colocado em prática todos os conceitos aprendidos no primeiro módulo desta formação, como por exemplo, tornar a minha equipe mais participativa nas tarefas. Para essa segunda etapa, espero que possamos sair aptos para aplicar as ferramentas de liderança que serão aprendidas”, diz Valmir de Oliveira, Diretor da EMEF Prof. Antônio de Pádua Martins de Melo.

O módulo “Liderança” conta com uma carga horária de 50 horas, e é realizado quinzenalmente em duas turmas: manhã (8h às 12h), e tarde (13h30 às 17h30). Os participantes atuam em diversos cargos educacionais na rede pública de ensino de Porto Feliz. São diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, além de funcionários da Diretoria de Educação e coordenadores da Planeta Educação.

“O Programa de Qualificação de Gestores está cumprindo o seu papel porque vem ampliando a visão e o conhecimento dos profissionais de educação de Porto Feliz, contribuindo ativamente para que a administração escolar seja uma tarefa a cada dia mais fácil e prazerosa, refletindo em inúmeras mudanças na maneira de fazer educação no nosso município”, conclui Júlio César Bronze, Secretário de Educação, Cultura e Esportes de Porto Feliz.

Visitas

Além das aulas presenciais, os gestores que participam do Programa de Qualificação recebem a visita de consultores especializados em suas escolas, como forma de acompanhamento do trabalho. O programa é desenvolvido em parceria com a empresa Planeta Educação, especializada na implantação de soluções educacionais inovadoras.

 ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.




(seu e-mail não será divulgado)




Voltar